Novas alternativas

Segue o processo de urbanização e arruamento da área onde está o Parque Una, abaixo da avenida Ferreira Viana. Os que por ali residem e transitam já dispõem de vias asfaltadas e com sinalização eficiente. Mas todo o cuidado é pouco, exatamente pela novidade e acessos que devem ser respeitados. Na foto, à esquerda, é o caminho para o prédio da Safras & Cifras e para o Lagos de São Gonçalo. Ao fundo, os edifícios do Parque Una, com apartamentos residenciais e pontos comerciais e de lazer.

VISUAL
Dias atrás o Espeto publicou tópicos sobre obras que começam a ser realizadas em escolas estaduais de Pelotas e região. E cobrou a situação em que se encontra o muro da escola Dom João Braga, pela rua Dr. Cassiano.

TRAMITAÇÃO
Sandra Barbosa, consultora ambiental, leu o publicado e informa. A recuperação do muro em questão entra em uma compensação ambiental da empresa construtora que tem projeto em execução no outro lado da rua.

TRAMITAÇÃO II
Aí a porca começa a torcer o rabo. Trata-se de uma empresa privada que executará, em até dois anos, a medida. Só que a área em questão é do governo do Estado e a compensação tem origem na esfera municipal. Legalmente não pode e as alternativas começam a ser analisadas.

PROJETO
Além da reconstrução do muro, também deverá ser feito o fechamento da canaleta existente, entre a rua Bento Martins e a avenida Juscelino K. de Oliveira. Na área do Dom João Braga, existe vegetação nativa, com árvores de aroeira.

MATO
A vegetação é cerrada. Uma avaliação inicial indicou 28 árvores por metro quadrado. Para cada uma que for cortada, a compensação ambiental determina a reposição entre cinco e dez novas mudas.

REGISTRO
Como integrante da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) anuncia encaminhamento de requerimento à Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel.

REGISTRO II
Documento relacionado com a passagem do recente ciclone extratropical pela Zona Sul e a demora por parte da Equatorial em restaurar o fornecimento de energia elétrica. Pedirá fiscalização na concessionária como também a eficiência do serviço público por ela prestado.

JUSTIFICATIVAS
Opinião do Espeto. A ação de Trzeciak é válida. No entanto, não se sabe quando, a Agência fará notificação à empresa, oferecendo prazo para suas explicações. Esta dirá que o ocorrido foi de grande intensidade e que suas equipes foram mobilizadas para atender as demandas das comunidades. E a vida seguirá.

 ESPERANÇA
A julgar pelas últimas informações da Equatorial, o restabelecimento total de energia elétrica em municípios da Zona Sul deverá estar concluído entre hoje e domingo. Se o clima não interferir negativamente.

SITUAÇÃO
Os dados informados quarta à noite apontavam 2.650 pontos - e não pessoas - sem energia elétrica, em Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Camaquã, Canguçu e Morro Redondo. Os principais problemas estão, agora, nas áreas rurais, onde as dificuldades de acesso são maiores.

REALIDADE
Por óbvio que não se deseja a repetição do recente ciclone extratropical, mas que, para a Equatorial, o acontecido sirva de lição e aprendizado para ações imediatas. A mobilização de pessoal de outras regiões e os materiais necessários para os consertos são indispensáveis.

ENTENDA
Projeto de Lei 89/2023, de autoria do vereador Arion Braga (PP), homenageia o ex-vereador Hermes Ribeiro de Souza Filho (MDB, foto), na Câmara de Canguçu. Ele faleceu em 2020, vítima da Covid-19. Pelo projeto, é criada a Comenda Mérito Imprensa de Canguçu, como reconhecimento a quem se destaca na área. O Legislativo canguçuense também entrega, anualmente, as distinções Mérito em Educação e Mérito em Saúde.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VOLANTE

Próximo

Disputa

Deixe seu comentário